Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Álvaro
Gaudêncio de Queiroz
Disciplina: História Série: 3 Turno: Tarde
Professor: Cícero Agra
PLANO DE AULA
1.
TEMA
Imperialismo
2.
EIXO PROBLEMATIZADOR
Apontar os
sujeitos participantes do processo de transformção econônica, social e cultural
que ocorreram em meados do século XIX e antingiram diversas aréas da África,
Ásia e América. Entende-lo como um processo de “transculturação” e não apenas a
partir do viés dominante dos países
europeus.
3.
JUSTIFICATIVA
Em meados
do século XIX em meio aos avanços
econômicos ocorridos e os frutos prodigiosos da segunda Revolução Industrial,
os países europeus em busca de mão-de-obra, matéria-prima e mercado consumidor,
iniciaram forte investimento em regiões africanas e asiáticas. Resultando em um
processo de imposição e ao mesmo tempo troca de culturas que se refletem ate
hoje.
4. Objetivos Específicos
●
Analisar como se deu
o processo do imperialismo, através das relações de poder existentes entre
ambos os sujeitos participantes;
●
Refletir acerca dos esteriótipos criador em cima da figura e
da construção do “bom selvagem” e das teorias cientificas racistas da época;
●
Observar a falta de alteridade e a dificuldade de
reconhecimento do outro como sujeito ativo pelos europeus.
●
Atentar para o
processo de troca de culturas ocorrido entre os países envolvidos do processo.
5.
METODOLOGIA E RECURSOS
DIDÁTICO-PEDAGÓGICO
Trabalhar
com o uso de slides apoiado nos textos expositivos relacioanados ao tema e os
conteúdos expostos em sala de aula.
6. AVALIAÇÃO
Avaliação
será feita através da produção dos alunos por meio das atividades e
apresentações sobre os conteúdos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário