sábado, 29 de junho de 2013

PLANO DE AULA IMPERIALISMO

Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Álvaro Gaudêncio de Queiroz
Disciplina: História            Série: 3                     Turno: Tarde
Professor: Cícero Agra



PLANO DE AULA

1.     TEMA
             Imperialismo
   
     2.    EIXO PROBLEMATIZADOR
            Apontar os sujeitos participantes do processo de transformção econônica, social e cultural que ocorreram em meados do século XIX e antingiram diversas aréas da África, Ásia e América. Entende-lo como um processo de “transculturação” e não apenas a partir  do viés dominante dos países europeus.

     3.    JUSTIFICATIVA
            Em meados do  século XIX em meio aos avanços econômicos ocorridos e os frutos prodigiosos da segunda Revolução Industrial, os países europeus em busca de mão-de-obra, matéria-prima e mercado consumidor, iniciaram forte investimento em regiões africanas e asiáticas. Resultando em um processo de imposição e ao mesmo tempo troca de culturas que se refletem ate hoje.

   4.    Objetivos Específicos
       Analisar como se deu o processo do imperialismo, através das relações de poder existentes entre ambos os sujeitos participantes;
      Refletir acerca dos esteriótipos criador em cima da figura e da construção do “bom selvagem” e das teorias cientificas racistas da época;
      Observar a falta de alteridade e a dificuldade de reconhecimento do outro como sujeito ativo pelos europeus.
       Atentar para o processo de troca de culturas ocorrido entre os países envolvidos do processo.

    5.    METODOLOGIA  E RECURSOS DIDÁTICO-PEDAGÓGICO
           Trabalhar com o uso de slides apoiado nos textos expositivos relacioanados ao tema e os conteúdos expostos  em sala de aula. 

   6.    AVALIAÇÃO

          Avaliação será feita através da produção dos alunos por meio das atividades e apresentações sobre os conteúdos.     

Nenhum comentário:

Postar um comentário